A história do CIEI tem início com alguns educadores brasileiros e suíços, que sonharam em juntos construir uma escola internacional de referência para o desenvolvimento integral dos ser humano. Com essa finalidade foi constituída a Sociedade Pedagógica Brasil Suíça Ltda, que até hoje é a empresa mantenedora do CIEI.
A escola dos sonhos começou a virar realidade quando, em dezembro 1995, os três sócios fundadores compraram o terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A casa existente no terreno, do ano de 1937, foi renovada e transformada em administração escolar. Os módulos para abrigar as salas de aula, a cozinha industrial, o refeitório, banheiros, piscina e quadro esportivo foram construídos especialmente para a finalidade de uma escola de horário integral para crianças serem felizes. O que era um sítio de uma família carioca aos poucos foi se tornando uma escola planejada e com charme encantador no meio da natureza. Paralelamente foi elaborada o projeto pedagógico e toda parte de documentação e autorização para o funcionamento da escola. E, finalmente, em agosto de 1997, o colégio deu início às aulas com somente dois alunos na educação infantil.
Com o passar do tempo as matrículas aumentaram e a cada ano abriram-se novas turmas. Com o crescimento da escola, chegou o momento de dar continuidade às construções. Em 2003 foi inaugurado o módulo novo com a ampla biblioteca, o moderno laboratório de ciências, a sala de informática, a sala de trabalhos manuais e a cozinha experimental para os alunos maiores. E só dois anos depois, em 2005, foi concluído o módulo com as salas de aula para o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, além de um espaço para as aulas de dança e judô.
O CIEI continou crescendo e um espaço para poder atender melhor à comunidade escolar se fez necessário. Assim, foi construído um novo prédio para a administração, que foi inaugruado em 2014. Na construção mais recente, concluído em 2015, foram instaladas seis salas de aula adicionais e um amplo espaço multifuncional.
Na parte curricular o CIEI passou também por alguns fatos relevantes. Em 2002, após rígido processo de candidatura, o colégio recebeu autorização oficial da International Baccalaureate Organization (IBO) – para trabalhar o programa Primary Programme (PYP), tornando-se, assim, uma IB World School. E quatro anos depois, em 2006, foi autorizada a oferecer aos alunos do Ensino Médio, a oportunidade de prestarem os exames do IB Diploma.
Em dezembro de 2008, o CIEI celebrou a primeira formatura de uma turma do Ensino Médio, com ótimos resultados nos vestibulares nacionais e com 100% de aprovação no IB Diploma.
E a história está continuando…..