6º ao 9º ano – EF

No 6º ao 9º ano levamos em consideração a fase do aluno entre a puberdade e a adolescência, caracterizada por incertezas, sensibilidade, inseguranças e questionamentos. Os alunos são continuamente estimulados a aprender, a ser participativo, criativo e transformador, ao mesmo tempo em que são incentivados a valorizar a disciplina e a desenvolver organização pessoal e valores éticos que os guiarão pela vida toda. O Ensino Fundamental II é a fase onde o conhecimento adquirido anteriormente é estudado agora com maior profundidade e de forma mais complexa e abstrata. A dimensão do presente vivido pelos jovens e os acontecimentos ao redor deles e no mundo são, sempre que possível, inseridos no ensino, dando significado ao aprendizado e visando um progresso significativo de cada aluno.

O programa curricular do Ensino Fundamental II é trabalhado de forma disciplinar (por matéria) e interdisciplinar (em volta de temas centrais de várias disciplinas) em dias “DEC” (dia de enfoque curricular) e semanas “SEC” (semana de enfoque curricular) especiais.

A) Disciplinas ensinadas:

Português, Matemática, Inglês, Alemão, História, Geografia, Ciências Naturais (Biologia, Química e Físcia), Artes, Música, Educação Física, Culinária/Trabalhos Manuais.

B) Atividades Extracurriculares:

Duas vezes por semana, os alunos participam de atividades extracurriculares. No início de cada bimestre eles escolhem entre diversas aulas oferecidas, tais como: Informática, Culinária, Corte Costura, Inglês adicional, Teatro, Atividades Recreativas, Xadrez, Olimpíada de História, entre outras.

C) Estudos Dirigidos

Durante a semana, os alunos têm a oportunidade de fazer as tarefas escolares nos tempos de “Estudo Dirigido”, conforme o horário estabelecido para cada turma.

D) Semana de Estudos

Anualmente, as turmas do 6º ao 9º ano ampliam seus estudos em lugares fora da escola. Durante uma semana (de 2ª a 6ª feira) os alunos, acompanhados de dois profissionais da escola, viajam para um hotel fazenda ou pousada e desenvolvem diversas atividades para enriquecimento acadêmico, pessoal e social. Esta semana é uma experiência enriquecedora e inesquecível para os nossos alunos.

A comunicação em mais de uma língua no mundo globalizado de hoje, é imprescindível.Com o estudo de diversas línguas, os alunos adquirem não somente habilidades linguísticas, mas também conhecimento de costumes e culturas diferentes e desenvolvem uma mente aberta e globalizada. No Ensino Fundamental II continuamos o trabalho com o Inglês, tendo em vista avanços significativos de todos os alunos. A gramática, a expressão oral, a escrita e a leitura são aprofundadas e diversificadas e a língua inglesa é vista cada vez mais como uma ferramenta para obtenção e expansão de conhecimento internacional. Almejamos a aprovação dos alunos nos diferentes níveis dos exames de Cambridge: Flyers, KET, PET e FCE até o final desta etapa de escolaridade. No 6º ano inicia-se o ensino de Alemão, que também é matéria obrigatória. A língua alemã é considerada de fundamental importância nas áreas de filosofia, pesquisa, ciência e tecnologia. Além disso, ela abre as portas para estudos, culturas e o turismo em vários países europeus. O ensino aprendizagem engloba a gramática, o desenvolvimento das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever e o conhecimento de culturas que têm o alemão como língua materna.
O Projeto Team Work é um trabalho investigativo em grupo, desenvolvido pelos alunos do 8º ano, sobre um problema ou uma necessidade do mundo atual em torno dos alunos, e a busca de possíveis ações que poderão amenizar ou eliminar o problema ou a necessidade. O Projeto consiste na identificação, investigação, análise do problema, bem como o planejamento e a prática de uma ação, visando reduzir ou eliminar os efeitos do mesmo.
O Projeto Pessoal é um trabalho investigativo individual dos alunos do 9º ano, para concluir o Ensino Fundamental II. O projeto pessoal baseia-se em uma investigação profunda sobre um tema de livre escolha, buscando estimular a criatividade, a independência e a oportunidade de colocar em prática todas as habilidades e atitudes de aprendizagem adquiridas.  Ele ocupa um lugar importante neste segmento do CIEI e reflete a experiência do aluno, que demonstrará o perfil de um aprendiz com valores e princípios de uma mentalidade internacional.
X