2º ao 5º ano – EF

No Ensino Fundamental I temos como principal pilar o ensino-aprendizagem baseado na investigação e pesquisa. Através da exploração acadêmica dos temas abordados na escola, os alunos se tornam cada vez mais envolvidos e participativos em sua própria aprendizagem, podendo resolver problemas e tomar ações apropriadas. Nossos alunos são levados a desenvolver autonomia, responsabilidade e independência com seus trabalhos e tarefas. Visando uma compreensão profunda e conceitual, o ensino- aprendizagem não só foca em contextos locais e concretos, mas também em questões mais abstratas e globais. Desta forma, queremos desenvolver uma mentalidade internacional, o respeito pela diversidade humana e o meio ambiente, buscando equilíbrio e sustentabilidade.
O Programa dos Anos Primários (PYP) envolve todo programa educacional da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e faz parte dos programas acadêmicos da International Baccaluareate Organization (IBO). A IBO é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de trabalhar com programas educacionais de alta qualidade acadêmica e de desenvolver alunos que irão construir um mundo melhor através da compreensão e do respeito intercultural. O ensino-aprendizagem nesta fase de escolaridade se baseia numa metodologia investigativa dentro de uma estrutura transdisciplinar que através de questionamentos e desafios leva os alunos a pensar por si mesmos e assumir a responsabilidade por seu aprendizado à medida que exploram questões e oportunidades locais e globais em contextos da vida real.

A Agência estudantil é um componente fundamental dentro da filosofia do Primary Years Programme – PYP. Trabalhar com agência permite que os alunos participem ativamente no seu desenvolvimento acadêmico. Isso significa, a criança ter VOZ para perguntar, comunicar sua opinião, contribuir com seus pensamentos; ter ESCOLHA para decidir como quer aprender ou alcançar um determinado objetivo; e assumir RESPONSABILIDADE sobre a própria aprendizagem e as correspondentes ações. A agência em sala de aula é um processo intencionalmente ativo, onde o engajamento e o envolvimento do aluno são primordiais. Esse processo visa levar o aluno a desenvolver um forte senso de autorregulação, automonitoramento, autoinstrução e autoeficiência, que são habilidades para entender e controlar a si próprio, seus pontos fortes, preferências, dificuldades e desafios.

Em sala de aula, por exemplo, cada aluno pode optar por atingir os objetivos de aprendizagem de uma aula por meio de tarefas diferentes. Alguns podem preferir uma atividade de redação, enquanto outros podem preferir criar uma apresentação ou até mesmo uma maquete sobre um determinado conhecimento.

O professor é o facilitador que providencia oportunidades para que os alunos participem cada vez mais ativamente no ensino aprendizagem. Ele coloca propostas, metas e objetivos, guia e apoia cada aluno no processo, e ajuda a refletir, revisar, refazer, dando feedback e feedforward para alcançar os resultados desejados. Trabalhar com agência muda o papel do professor: o aluno fica no centro da aprendizagem e o professor fica na retaguarda, deixando o aluno a florescer.

Com a agência, os alunos desenvolvem autonomia para fazer suas escolhas, refletem mais e conseguem agir com segurança em cada passo escolhido. Eles ganham consciência da responsabilidade das suas ações e passam a refletir sobre o impacto que fazem. Resumindo, a agência permite melhorar a aprendizagem e focar em um método que é significativo e relevante para os alunos e os estimula para serem aprendizes conscientes para toda vida.

O CIEI segue o currículo brasileiro do MEC,inserido na metodologia internacional PYP, que tem como base os cinco elementos essenciais:

A) Conhecimentos

As principais matérias, como Português, Matemática, Inglês, Estudos Sociais, Ciências, Artes, Música, Informática e Educação Física, são ensinadas em uma abordagem transdisciplinar através dos 6 temas transdisciplinares: Quem somos; Onde estamos no tempo e no lugar; Como nos expressamos; Como o mundo funciona; Como nos organizamos e Compartilhando o planeta!

Além das matérias curriculares, os alunos participam das seguintes atividades dentro do horário integral:Judô ou Capoeira; Futebol ou Dança; Natação; Trabalhos Manuais e Biblioteca.

B) Habilidades

Os alunos desenvolvem: Habilidades sociais, Habilidades de comunicação, Habilidades de pesquisa, Habilidades de pensamento e Habilidades de autoadministração. Cada grupo de habilidades é subdividido em tópicos mais específicos e todos eles têm um papel fundamental para o ensino-aprendizagem.

C) Conceitos-chave

Visamos, sempre que possível, um ensino conceitual que abrange os oito conceitos chave: forma, função, causa, mudança, conexão, perspectiva, responsabilidade e reflexão, a fim de proporcionar uma compreensão mais profunda do conhecimento.

D) Atitudes

Faz parte da estrutura curricular, que os alunos crescem demonstrando certas atitudes dentro dos aspectos emocionais, cognitivos, sociais e pessoais que ajudam a formar uma pessoa do bem, equilibrada e consciente de sim e do mundo em sua volta.

E) Ciclo de ação

Esperamos dos nossos alunos que eles sejam reflexivos, façam escolhas adequadas e que tenham ações responsáveis. Este ciclo de ação é trabalhado desde pequeno e desta forma a criança aprende a ser independente e responsável, formando opinião própria, exercitando sua capacidade de decisão e desempenhando comportamentos facilitadores para sua vida pessoal e social, baseada na compreensão de seus propósitos.

O desenvolvimento e a integração das quatro habilidades linguísticas, ouvir, falar, ler e escrever, são a base de todo processo de aprendizagem linguística, tanto da língua materna, quanto das línguas estrangeiras. A língua de instrução no Ensino Fundamental é o Português. Procuramos estimular e aperfeiçoar gradativamente a leitura, a interpretação e a escrita, incluindo produção de texto, gramática e ortografia. O ensino do Inglês e as habilidades de comunicação são desenvolvidas de forma progressiva e continuada. Gradativamente, os alunos aprendem a nova língua, de maneira sistemática e estruturada, contendo vocabulário, gramática e compreensão de leitura, bem como expressão oral e escrita. Com cinco aulas semanais, objetivamos a imersão e regularidade na língua estrangeira, para alcançar um progresso contínuo e, consequentemente, os pré-requisitos para obter sucesso nos primeiros exames de Cambridge (Starters and Movers) no final do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante o último ano do Ensino Fundamental I e do programa PYP, os alunos do 5º ano têm como tarefa desenvolver uma Unidade Investigativa completa sobre um tema desafiador de livre escolha da turma. Trata se de um grande trabalho investigativo em grupo, onde as crianças apresentam os cinco elementos essenciais desenvolvidos e mostram como cada aluno adquiriu os atributos do perfil do IB aprendiz (Investigativo; Conhecedor; Pensador; Comunicador; do tipo que se arrisca; Pessoa com princípios; Atencioso; Pessoa de mente aberta; Equilibrado; Reflexivo). O objetivo final é apresentar todo o processo e as descobertas em relação à Unidade investigativa trabalhadana “Exibição PYP”, um evento aberto para toda comunidade escolar.
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