Ed. Infantil e 1º ano do EF

No CIEI as crianças são educadas para serem pessoas felizes que, por meio do equilíbrio e da riqueza de experiências próprias, saibam enfrentar os desafios da vida com iniciativa e resistência. O CIEI acredita que é na fase da Educação Infantil que se dá o início do processo de transformar a criança em um indivíduo investigador consciente, que tem autonomia de ação, que cada vez mais se torna independente, em um ser inteligente, capaz de continuar sua evolução e de direcionar a ampliação de seu conhecimento. É nesta fase, ainda, que a criança forma a atitude ativa e positiva frente a situações novas e desconhecidas e aprende a enfrentar os desafios da vida.
O Programa dos Anos Primários (PYP) envolve todo programa educacional da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e faz parte dos programas acadêmicos da International Baccaluareate Organization (IBO). A IBO é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de trabalhar com programas educacionais de alta qualidade acadêmica e de desenvolver alunos que irão construir um mundo melhor através da compreensão e do respeito intercultural. O ensino-aprendizagem nesta etapa de escolaridade se baseia numa metodologia investigativa dentro de uma estrutura transdisciplinar que através de questionamentos e desafios leva os alunos a pensar por si mesmos e assumir a responsabilidade por seu aprendizado à medida que exploram questões e oportunidades locais e globais em contextos da vida real.

A Agência estudantil é um componente fundamental dentro da filosofia do Primary Years Programme – PYP. Trabalhar com agência permite que os alunos participem ativamente no seu desenvolvimento acadêmico. Isso significa, a criança ter VOZ para perguntar, comunicar sua opinião, contribuir com seus pensamentos; ter ESCOLHA para decidir como quer aprender ou alcançar um determinado objetivo; e assumir RESPONSABILIDADE sobre a própria aprendizagem e as correspondentes ações. A agência em sala de aula é um processo intencionalmente ativo, onde o engajamento e o envolvimento do aluno são primordiais. Esse processo visa levar o aluno a desenvolver um forte senso de autorregulação, automonitoramento, autoinstrução e autoeficiência, que são habilidades para entender e controlar a si próprio, seus pontos fortes, preferências, dificuldades e desafios.

Em sala de aula, por exemplo, cada aluno pode optar por atingir os objetivos de aprendizagem de uma aula por meio de tarefas diferentes. Alguns podem preferir uma atividade de redação, enquanto outros podem preferir criar uma apresentação ou até mesmo uma maquete sobre um determinado conhecimento.

O professor é o facilitador que providencia oportunidades para que os alunos participem cada vez mais ativamente no ensino aprendizagem. Ele coloca propostas, metas e objetivos, guia e apoia cada aluno no processo, e ajuda a refletir, revisar, refazer, dando feedback e feedforward para alcançar os resultados desejados. Trabalhar com agência muda o papel do professor: o aluno fica no centro da aprendizagem e o professor fica na retaguarda, deixando o aluno a florescer.

Com a agência, os alunos desenvolvem autonomia para fazer suas escolhas, refletem mais e conseguem agir com segurança em cada passo escolhido. Eles ganham consciência da responsabilidade das suas ações e passam a refletir sobre o impacto que fazem. Resumindo, a agência permite melhorar a aprendizagem e focar em um método que é significativo e relevante para os alunos e os estimula para serem aprendizes conscientes para toda vida.

O ensino-aprendizagem nesta etapa de escolaridade se baseia numa metodologia investigativa dentro de uma estrutura transdisciplinar que através de questionamentos e desafios leva os alunos a pensar por si mesmos e assumir a responsabilidade por seu aprendizado à medida que exploram questões e oportunidades locais e globais em contextos da vida real.

O CIEI segue o currículo brasileiro do MEC, inserido na metodologia internacional PYP, que tem como base os cinco elementos essenciais:

A) Conhecimentos

O conhecimento é adquirido dentro das principais áreas de aprendizagem: Linguagem, Matemática, Inglês, Estudos Sociais, Ciências, Artes, Música e Psicomotricidade são ensinadas em uma abordagem transdisciplinar através dos 6 temas transdisciplinares: Quem somos; Onde estamos no tempo e no lugar; Como nos expressamos; Como o mundo funciona; Como nos organizamos e Compartilhando o planeta!

B) Habilidades

Os alunos desenvolvem: Habilidades sociais, Habilidades de comunicação, Habilidades de pesquisa, Habilidades de pensamento e Habilidades de autoadministração. Cada grupo de habilidades é subdividido em tópicos mais específicos e todos eles têm um papel fundamental para o ensino-aprendizagem.

C) Conceitos-chave

Visamos, sempre que possível, um ensino conceitual que abrange os oito conceitos chave: forma, função, causa, mudança, conexão, perspectiva, responsabilidade e reflexão, a fim de proporcionar uma compreensão mais profunda do conhecimento.

D) Atitudes

Faz parte da estrutura curricular, que os alunos crescem demonstrando certas atitudes dentro dosaspectos emocionais, cognitivos, sociais e pessoais que ajudam a formar uma pessoa do bem, equilibrada e consciente de sim e do mundo em sua volta.

E) Ciclo de ação

Esperamos dos nossos alunos que eles sejam reflexivos, façam escolhas adequadas e que tenham ações responsáveis. Este ciclo de ação é trabalhado desde pequeno e desta forma a criança aprende a ser independente e responsável, formando opinião própria, exercitando sua capacidade de decisão e desempenhando comportamentos facilitadores para sua vida pessoal e social, baseada na compreensão de seus propósitos.

As crianças trabalham a língua portuguesa como base oral-afetiva, objetivando o desenvolvimento de uma boa comunicação e socialização. Paralelamente, os alunos começam a ter o primeiro contato consciente com a língua inglesa por meio de músicas, poesias, jogos e brincadeira. Com cinco aulas semanais, eles aprendem esta língua de forma regular, natural e lúdica. No 1º ano do Ensino Fundamental introduzimos a alfabetização em Inglês através da “fonética” e a leitura e a escrita são desenvolvidas de forma progressiva e contínua.
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