Falando do CIEI

Para os alunos, o CIEI é como uma segunda casa. É um lugar de aprendizado, de amizade, de amor, de brincadeiras, de expêriencias, de crescimento e amadurecimento. Muitos pais relatam como o filho ou a filha é feliz no CIEI, e como sente saudades da escola em épocas de férias. E os ex-alunos, já formados e nas universidades, voltam sempre para matar a saudade da querida escola.

O aluno “típico” do CIEI é uma pessoa educada, respeitosa, do bem, com valores e princípios de um bom cárater. É uma pessoa feliz que sabe fazer amigos, que se preocupa com o próximo e a sustentabilidade atráves de ações responsáveis.

Queremos compartilhar aqui alguns depoimentos de pessoas que fazem parte da Família CIEI:

“O CIEI é um jardim encantado! É grande e divertido e eu gosto das cores das plantas. Eu amo o CIEI!” Lívia, 9 anos
“AO APRENDER, ME DELI!” Maria Eduarda S., 6 anos
“O CIEI é muito bom, tem professores muito legais, que nos dão um ótimo aprendizado. O lazer é bem legal e divertido e o cardápio é saudável e saboroso.” Mariana, 9 anos
“O que me encanta no CIEI é o clima de harmonia e cordialidade entre professores, alunos, funcionários, coordenações e direção. Esse contexto e o espaço físico agradável contribuem positivamente no processo de ensino-aprendizagem.  É gratificante fazer parte desta equipe há tantos anos.” Regina Fagundes – professora
“O CIEI é uma escola onde as crianças são amigas.” Mateus, 6 anos
 “Estudei 14 anos no CIEI e minha formação neste colégio foi de fato algo que não encontraria em outro lugar, seja pelos professores, pela instituição, o International Baccalaureate e por meus amigos. Quando saí da escola fui aceita nas faculdades que queria, o que me surpreendeu muito. Não pensei que estivesse preparada para conquistar tudo o que conquistei, e hoje sei que muito se deve ao CIEI. Estudar em uma instituição como a UFRJ é com certeza muito diferente de tudo o que já vivi e hoje reconheço como foram valiosas as lições de vida aprendidas no CIEI.

Nunca tive experiência em grandes escolas, meu círculo de amigos sempre foi o mesmo, e via isso como algo negativo. Pensava em como seria bom conhecer muitas pessoas, fazer parte de escolas maiores e que fossem meio período. Hoje vejo o quão valioso foi meu crescimento ao lado desses amigos verdadeiros que a vida me deu. Não é a quantidade, é a qualidade. Tenho certeza de ter feito amigos para a vida. De tudo, só tenho a agradecer.”   Yanna Litowski, formanda 2013

Depoimento para a professora de Português:

“Dona Regina!

Hoje tive aula de arte e antropologia I e foi inevitável lembrar da senhora por três motivos:

1- a professora falou a aula toda sobre Kafka e Graciliano Ramos, e eu era a única que sabia o que ela queria dizer com “auto”, “catacrese”, “sinedóque”, “prolepse”, “paralelismo”, “monólogo interior” (pasme, sim!) “diacronia”, “epopeia” e todos aqueles outros milhões de termos que a senhora fazia questão que a gente usasse nas análises do IB.

2- falando do Kafka, ela aprofundou muito no psicológico dos personagens, e eu quase explodi de felicidade porque todas aquelas análises do Gregor valeram a pena!!!! As análises literárias ajudaram MUITO na minha interpretação e me fizeram enxergar os personagens (e a narrativa também, de certa forma) de uma maneira que agora percebo que a maioria das pessoas não consegue ver.

3- no fim da aula ela pediu um texto com normas ABNT e tinha gente que não sabia o que era isso!!!! Resultado: estou ensinando todo mundo a formatar trabalho e, meu Deus, ainda bem que eu aprendi a fazer isso no CIEI! Sério, que diferença enorme já tá fazendo (e tô na segunda semana de aula apenas!)‏.

Então, D.Regina, muito, muito, MUITO obrigada!!! Pode falar pro pessoal que está fazendo o IB agora que faz uma diferença absurda mesmo, sou a maior testemunha!!”

Ana Clara Ribeiro, formanda 2013

Depoimento de pais

“Parece que foi ontem… ainda nos lembramos das sensações que antecederam aquela primeira semana de aula. Apreensão, curiosidade, insegurança, esperança… e olha que isso foi há quase 6 anos. Tudo misturado na expectativa de como nossa filha iria reagir à nova escola… coisa de pais de primeira viagem.

Não imaginávamos uma adaptação tão rápida e suave! Quando percebemos, ela já estava perfeitamente integrada. Depois disso, só momentos especiais e alegres para toda a família! Percebemos, a cada dia, o seu desenvolvimento, não somente na parte do aprendizado da educação formal, mas como cidadã, na preocupação em preservar o meio ambiente, no crescimento contínuo da auto-estima e na habilidade de se relacionar e interagir, cada dia melhor, com outras crianças e adultos.

Escolhemos o CIEI, primeiro pela proposta de ensino que nos foi apresentada quando visitamos a escola e, hoje, também, pelo profissionalismo e dedicação que percebemos, dia a dia, em cada profissional ali presente e, principalmente, pela satisfação demonstrada por nossa filha todos os dias.

Imaginamos que quando ela estiver concluindo o último ano no CIEI, no meio da nossa enorme alegria, ainda iremos pensar… parece que foi ontem!!!”

José Hermínio B. Góes e Denise Góes, Pais de Luisa Góes, formanda 2017

X